1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Atividade Física
  4. Por que devo fazer exercícios físicos para alcançar meu peso ideal?

17out 2016

Por que devo fazer exercícios físicos para alcançar meu peso ideal?

Vou listar diversos motivos, mas começarei dizendo que existem diversos estudos que demonstram que a combinação exercício físico + dieta produz uma maior perda de peso que apenas um programa de dieta alimentar!

O excesso de peso é resultado de uma interação complexa de fatores culturais, sociais, genéticos, fisiológicos, comportamentais e psicológicos. E já sabemos que o peso excessivo está associado um maior risco de desenvolver doenças como a doença cardíaca coronariana, diabetes tipo II, hipertensão e outras enfermidades. E, nesse momento que antecede uma fase tão especial da vida, noiva nenhuma quer conviver com risco de desenvolver essas doenças. Por isso, se você está acima do peso, está mais do que na hora de buscar ajuda!

Um dos fatores que auxilia no emagrecimento e na prevenção dessas doenças é, certamente, a prática de exercício físico. A maioria das pessoas que apresentam peso acima do ideal não é fisicamente ativa. Entretanto, a falta de atividade física pode ser tanto a causa quanto a consequência desse excesso de peso, sabia? Que tal começar a fazer exercícios físicos para emagrecer e adquirir uma vida com mais saúde? 😉

Vamos ver os benefícios que o exercício físico proporciona no controle de peso corporal!

  • Gasto de energia. Os efeitos cumulativos desse gasto energético durante longos períodos são substanciais, razão pela qual até mesmo níveis modestos de atividade física podem ser benéficos.
  • Redução de apetite.
  • Redução dos efeitos maléficos da obesidade. O exercício exerce efeitos positivos sobre a pressão arterial, colesterol, composição corporal e função cardiorrespiratória.
  • Melhora do funcionamento psicológico. Mudanças na ansiedade, na depressão, no humor em geral e no conceito acerca de si mesmo são observadas naqueles que mantêm um programa de exercícios físicos. Para as noivas ansiosas, esse benefício é fundamental!
  • Baixa perda de massa corporal magra. Até 25% do peso perdido através apenas da dieta é representado por massa corporal magra (que inclui os músculos). Constatou-se que esta perda diminui quando associamos dieta e exercícios físicos. Pesquisas constataram que tanto o exercício aeróbio quanto o treinamento com cargas resistidas minimizam a perda de massa magra.
  • Minimiza o declínio metabólico produzido pela dieta. A restrição calórica produz uma redução rápida na taxa metabólica de repouso (TMR), que é o gasto calórico do seu corpo em repouso. O declínio pode ser de até 20% e, levando-se em conta que a TMR é responsável por 60-70% do gasto total de energia diária, esse fenômeno é importante. O exercício físico sistematizado eleva a TMR.

Ou seja, mais do que apenas cuidar da alimentação, é preciso buscar mudança com base em três fatores: nutrição, exercícios físicos sistematizados e mudança do comportamento. Vem com a gente!

Emerson Kumer
KumerKörp – Performance & Strength
CREF – 001636 – G/PR

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!