1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. O que comer no dia do casamento?

o que comer no dia do casamento
5set 2016

O que comer no dia do casamento?

Que tal organizar o que comer no dia do casamento com antecedência e de forma saudável para sentir-se cheia de energia e comemorar muito até o final da festa?

Está chegando a hora! São mil afazeres no dia do casamento: cabelo, maquiagem, fotos… e a alimentação, como fica? Infelizmente muitas vezes ela é esquecida pelas noivas, que acabam comendo “qualquer coisa” quando sobra um tempinho.

Então vamos lá! No dia do casamento é normal a noiva ficar várias horas sem comer entre a cerimônia e o jantar (ou almoço) da festa. Então temos que pensar em uma alimentação que faça com que ela fique saciada por todo esse tempo, além de evitar sensação de “estufamento”, flatulência e dor de estômago.

Por isso, tente seguir essas dicas de o que comer no dia do casamento:

  • Mastigue muito bem os alimentos: quando comemos rápido, ingerimos também muito ar e isso pode aumentar a quantidade de gases e atrapalhar a digestão.
  • Café da manhã reforçado: essa provavelmente será a refeição mais tranquila do seu dia, então capriche! Escolha um bom carboidrato (como aveia ou pão integral), frutas de sua preferência e alguma proteína de boa qualidade (como laticínios desnatados ou ovos cozidos/mexidos).
  • Tome muita água: é importante manter-se hidratada para evitar retenção de líquidos no corpo, então capriche na água e nos chás durante o dia. Mas cerca de 1 hora e meia antes do casamento é melhor evitar os líquidos para não ter que interromper a cerimônia, não é?
  • Gorduras boas: castanhas, azeite de oliva e abacate são alimentos ricos em gorduras que, além saudáveis, ainda garantem saciedade por um bom tempo. Invista nelas na sua última refeição antes da cerimônia.
  • Lanchinhos saudáveis: se o casamento é à noite, você provavelmente passará a tarde se arrumando em algum lugar. Então prepare com antecedência alguns lanches fáceis de levar, como mix de frutas secas e castanhas, frutas picadas, tapioca recheada com frango e tomate, sanduíche natural…
  • Tenha um braço direito: pode ser a irmã, uma madrinha ou a cerimonialista. Peça que ela carregue os lanchinhos e água para você durante esse dia tão intenso. Assim, mesmo estando nervosa, você não esquece de comer nos horários corretos.

E o que NÃO comer no dia do casamento?

Em primeiro lugar, nada de inventar moda: não é hora de experimentar aquele alimento que você nunca comeu antes, certo? Consuma alimentos que você está acostumada e que sejam de procedência confiável. Além disso, alguns outros devem ser evitados:

  • Alimentos estimulantes: eles podem aumentar ainda mais a ansiedade, então evite pimenta, café, chá mate, chá preto e chocolate em excesso.
  • Bebidas gaseificadas: água com gás e refrigerantes podem causar inchaço. Evite!
  • Bebidas alcoólicas: você provavelmente irá consumi-las durante a festa, então deixe de lado durante o dia. Isso porque elas podem causar inchaço e dores de cabeça indesejadas.
  • Alimentos formadores de gases: flatulência não são bem-vindas nesse dia. Alguns alimentos que formam mais gases são brócolis, couve-flor, repolho, couve e feijão. Para algumas pessoas, laticínios também podem ter esse efeito, então consuma pouco nesse dia. Outro grupo de alimentos a ser evitado é o dos ricos em amido: batata inglesa, milho, massas e trigo. Prefira aipim, abóbora e batata doce, por exemplo.
  • Sódio: evite embutidos, conservas e alimentos preparados com temperos industrializados por causa da retenção de líquidos que o excesso de sódio causa.
  • Alho e cebola: apesar de darem um ótimo sabor à comida, eles são famosos por causar mau hálito, então melhor deixá-los de lado até o casamento, não é mesmo?

Seguindo essas dicas você tem tudo para sentir-se bem o dia inteiro e curtir cada segundo dessa festa que será inesquecível!

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!