1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Mudança de Hábitos
  4. Mindful eating: 5 passos eficazes para conquistar a alimentação consciente

mindful eating em 5 passos
12set 2016

Mindful eating: 5 passos eficazes para conquistar a alimentação consciente

Já ouviu falar de mindful eating? É o mesmo que “comer consciente”, ou seja, prestar atenção nas refeições e em todos os sentimentos e sensações que envolvem esse momento. Quantas vezes você já se pegou terminando o almoço rápido para resolver assuntos do casamento? Ou então qual foi a última vez que jantou sem alimentar a pastinha de inspirações para a festa? Vivemos no piloto automático, fazendo várias tarefas de uma vez só e isso reflete, de forma ruim, na nossa saúde.

O termo mindful eating se refere a essa necessidade de estarmos atentos ao presente de forma intencional, percebendo nossas sensações e pensamentos em relação ao momento.

E cá entre nós, as noivas precisam muito de ajuda nesse quesito: além do trabalho e da vida pessoal, precisam planejar um casamento e, muitas vezes, ainda montar a casa nova.

A ideia desse post é mostrar para as noivas como as técnicas de mindful eating podem ajudar a manter uma alimentação equilibrada e saudável até o casamento em 5 passos. Vamos lá?

1º passo: Diferencie fome de vontade de comer.

Está com fome? Mesmo? Ou será apenas vontade de comer determinado alimento? É muito comum vermos noivas falando que sentem-se ansiosas e preocupadas com os preparativos do casamento e por isso “sentem vontade de doces”. Para descobrir se está com fome ou vontade de comer, pense em vários alimentos diferentes. Se gostaria de comer qualquer um deles, provavelmente o que você sente é fome sim. Mas se apenas um tipo de alimento te apetece nesse momento, pode ser que seja apenas vontade.

2º passo: Analise o que está comendo.

De onde veio a comida? Quem preparou? Que ingredientes foram utilizados? Essas perguntas te levam a pensar sobre o alimento e refletir se fará bem para sua saúde ou não.

3º passo: Coma devagar.

Comer não é uma corrida contra o tempo. Mastigue e saboreie bem os alimentos. Assim, a chance de você comer mais do que precisa é menor, além de possibilitar uma boa digestão.

4º passo: Coma sem distrações.

Claro que isso nem sempre é possível, mas tente ao máximo comer em silêncio e sem interferência de celular ou televisão. Preste atenção na crocância da torrada, no sabor picante da pimenta. Que tal? Sim, noivinhas, sabemos que às vezes o horário de almoço é usado para resolver assuntos do casamento, mas não pode ser assim sempre! Procure almoçar longe do celular e depois, no tempo restante, resolva as pendências, ok?

5º passo: Perceba como se sente depois de comer.

Uma das melhores formas de tomar consciência sobre sua alimentação é fazer uma análise de como você se sente após as refeições. A comida tem a função de dar energia para o dia, nunca de fazer com que sintamos cansaço ou mal-estar. Se você tem azia com frequência, por exemplo, pode ser seu corpo dizendo que a sua alimentação não está tão boa quanto deveria.

Comece a aplicar esses passos o quanto antes. No começo pode ser um pouco difícil, mas aos poucos você vai ver que vai ficando natural pensar sobre o que está comendo e sobre as sensações que a comida proporciona. As técnicas de mindful eating levam você a comer de forma mais saudável, descobrindo as quantidades de fazem bem para você.

Quer saber mais sobre a técnica? Você pode dar uma olhada aqui nesse link.

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!