1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. Noivei, e agora? Preciso viver de frango e batata doce para ficar em forma?

24out 2016

Noivei, e agora? Preciso viver de frango e batata doce para ficar em forma?

Noiva nenhuma precisa, e nem deve, frango e batata doce para ficar em forma! Mas se você gosta dessa dupla, coma sim! O importante mesmo é ter todos os nutrientes que seu corpo precisa. Ao contrário do que muita gente pensa, emagrecer não é só “cortar” alimentos, e sim incluir vários grupos alimentares em quantidades certas.

Mas por que frango e batata doce são tão famosos?

O frango é uma fonte de proteína, assim como carne, peixe, ovo… a fama dele é justificada pela pouca gordura que tem em comparação com carne bovina, por exemplo. Mas isso não significa que deva consumir apenas frango como fonte de proteína. Você pode, e deve, variar, mas tentando sempre escolher carnes magras e utilizando formas de preparo melhores.

Já a batata doce é uma fonte de carboidrato. O que faz ela ser tão consumida, especialmente por praticantes de atividade física, é seu baixo índice glicêmico. O que isso significa? Significa que ela faz a glicemia (o açúcar do sangue) subir devagar, dando energia gradualmente e por mais tempo, evitando a transformação desse açúcar em gordura. Ou seja, é uma ótima opção em relação a outros carboidratos, como arroz e macarrão brancos. Mas, assim como falei em relação às carnes, também temos várias outras opções interessantes para substituir a batata doce.

O grande problema de quem “vive” de frango e batata doce para ficar em forma é a monotonia alimentar e falta de nutrientes. Ninguém é saudável comendo só carboidratos e proteínas. Existem outros nutrientes importantes também, como gorduras, fibras, vitaminas e minerais. E quanto mais variada for a alimentação, mais fácil será abranger todas essas categorias.

Abaixo estão algumas opções tão boas quanto o frango e a batata doce para variar sua alimentação!

 

Substitua o FRANGO por:

carne magra - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Carne vermelha: patinho, maminha, filé mignon, coxão mole.

File mignon suino - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Carne suína: lombo, filé mignon, patinho, lagarto, coxão duro e coxão mole.

peixes - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Peixes: apesar de alguns, como salmão e atum, serem mais gordurosos, são fontes de gorduras boas, como ômega 3. Então continue comendo, mas evite que sejam fritos ou preparados com muito óleo.

ovo - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Ovos: com a gema, sim! Ela é riquíssima em nutrientes. Só cuidado com a quantidade. Tente não ultrapassar uma ou duas gemas por dia.

 

Substitua a BATATA DOCE por:

mandioca aipim - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Aipim Cozido

Batata salsa - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Batata Salsa Cozida

Arroz integral - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Arroz Integral

arroz integral - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Quinoa Cozida

inhame - alternativa ao frango e batata doce para ficar em forma

Inhame Cozido

 

 

Além dos grupos acima, capriche também em saladas cruas e cozidas (fontes de vitaminas e minerais) e em gorduras boas, como azeite de oliva e castanhas.

Lembre-se!

As quantidades que você deve consumir são específicas e devem ser orientadas por um nutricionista. Mas uma coisa a gente garante: quanto mais variedade, mais nutrientes para seu corpo estar perfeito para o casamento!

 

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!