1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Atividade Física
  4. Fazer musculação também ajuda a proteger o seu coração!

musculação ajuda a proteger o coração
19dez 2016

Fazer musculação também ajuda a proteger o seu coração!

Noiva, olha que legal esse estudo brasileiro que foi publicado esse ano na revista Life Sciences!  Segundo o estudo feito com ratos, a prática de exercícios de força pode prevenir alterações cardiovasculares em quem consomem dieta rica em gorduras, apesar de não causar redução de peso.

Como foi feito o estudo?

Foram 4 grupos de ratos. Nas primeiras 3 semanas, todos receberam a mesma dieta padrão e depois seguiram por mais 7 semanas fazendo conforme abaixo:

musculação ajuda a proteger o coração

O que isso significa?

Que não é só o exercício aeróbico que auxilia no risco cardiovascular. Apesar de a maior parte dos estudos focarem nele, o exercício de força também pode fazer esse efeito em situações de alimentação rica em gordura. Portanto, se você gosta mais de exercícios de musculação do que corrida, por exemplo, não se culpe tanto: todos os exercícios podem trazer benefícios ao seus coração e sua saúde!

Atualmente, parte da população tem uma alimentação desbalanceada, com excesso de alimentos calóricos e palatáveis, normalmente ricos em gorduras de todos os tipos. Mas, se pelo menos as pessoas forem incentivadas a fazer exercícios físicos, o efeito com relação à risco de doença cardiovascular pode ser menor.

Porém, é importante ressaltar que isso não significa que a dieta possa ser livre em gorduras, viu?! É preciso ter controle de quantidade e da qualidade dessas gorduras, além de balancear outros nutrientes da alimentação. Quanto mais saudável sua alimentação, melhor!

 

Referência:

Speretta GF, Silva AA, Vendramini RC, Zanesco A, Delbin MA, Menani JV, et al. Resistance training prevents the cardiovascular changes caused by high-fat diet. Life Sci. 2016; 146:154-62.

 

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!