1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. Vou casar e quero emagrecer! Faço dieta ou reeducação alimentar?

Vou casar e quero emagrecer! Faço dieta ou reeducação alimentar?
22ago 2016

Vou casar e quero emagrecer! Faço dieta ou reeducação alimentar?

Reeducação alimentar, sempre! Sabe porquê? Porque se dietas funcionassem, você só precisaria fazer uma na vida, concorda? E quantas dietas você ou aquela amiga que sempre está tentando emagrecer já tentaram?

Dieta é uma palavra que remete a um processo que tem começo, meio e fim. Mesmo que o objetivo seja estar mais magra para o casamento, aposto que você não quer voltar a engordar logo após, não é? Outro motivo é que as dietas da moda normalmente restringem um ou mais grupos alimentares…E isso é ruim porque todos os grupos são importantes para o funcionamento do nosso corpo. Se todos os nutrientes tem funções específicas, cortar um da alimentação leva a alguma descompensação que pode causar uma deficiência ou doença. E aí, prefere estar magra e doente ou um pouco acima do peso desejado e saudável para curtir a vida a dois?

Se isso ainda não te convenceu, vou te dar mais motivos:

► Cada caso é um caso!
Um indivíduo de 1,90m de altura provavelmente precisa de mais energia (calorias) do que um de 1,60m, visto que ele tem mais “corpo” para nutrir, certo? Assim como uma noivinha que faz atividade física precisa de um acréscimo de energia e adaptações na alimentação, diferente de uma que está sedentária. E dietas da moda são iguais para todo mundo…

► Ser feliz ou sofrer?
Quase sempre fazer dietas restritivas causa mais angústia do que bem estar. A “proibição” de consumir algum alimentos, para algumas pessoas, leva a ansiedade e até desistência do processo de emagrecimento.

► Seu corpo fica maluco!
Sabemos que uma restrição muito grande de calorias deixa o corpo confuso, achando que está “faltando comida” e por isso ele pode querer economizar energia, ou seja, gastar menos calorias do que o habitual.

► Muito além de calorias…
Restringir grupos de alimentos normalmente leva à restrições de vitaminas e minerais, que são peças-chave para que o corpo funcione direito. O processo de queima daquela gordurinha acumulada, por exemplo, precisa de inúmeras vitaminas e minerais para acontecer, sabia?

“Mas faltam 6 meses para o casamento, dá tempo de chegar no meu objetivo sem dietas malucas?”

Converse com um nutricionista para que ele avalie e te oriente em relação à isso, mas com certeza você pode melhorar muita coisa na sua composição corporal até lá! Aqui entra a importância da individualização. O nutricionista vai avaliar a SUA composição corporal, SEUS hábitos alimentares, SUA rotina, SEUS exames bioquímicos, SUA história clínica e SEUS gostos pessoais (porque emagrecer comendo alimentos que gosta é melhor, né?). E então, com acompanhamento, você vai emagrecer de forma saudável e efetiva! É claro que, como você tem um objetivo com prazo, é necessário muita disciplina e por isso quanto antes procurar um nutricionista, melhor!

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!