1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Mudança de Hábitos
  4. Dormir bem é tão importante para emagrecer quanto a sua alimentação!

31jul 2017

Dormir bem é tão importante para emagrecer quanto a sua alimentação!

Quando você pensa em emagrecimento, logo pensa em reduzir as quantidades do que come ou comer alimentos mais saudáveis, acertei?

E se eu falar que dormir bem é tão importante para emagrecer quanto os alimentos que você come?

Você também já deve ter percebido que muitas vezes só alimentar-se melhor parece não dar o resultado tão esperado. E o motivo é complexo: perder peso depende de uma infinidade de fatores e dormir bem é um deles.

Vários estudos tem encontrado resultados indicando que dormir menos de 6 horas por dia está relacionado com excesso de peso, sabia? Então, por mais tentador que seja ficar pesquisando referências para o casamento antes de dormir, é importante calcular bem suas horas de sono para não ser prejudicada por algo tão simples.

A culpa é dos hormônios!

O grande problema de dormir pouco é a bagunça hormonal que isso causa. Existem dois hormônios bem importantes que controlam a fome e a saciedade: grelina e leptina. Quem dorme pouco, produz mais grelina, que leva ao aumento da fome, além de produzir menos leptina, que tem a função de nos ajudar a saber quando estamos saciados. O resultado disso é mais vontade de comer durante o dia e um consequente ganho de peso.

Existem outros fatores que também contribuem para o ganho de peso de quem dorme pouco. Quando estamos mais cansados durante o dia, a tendência é ficarmos mais preguiçosos, fazermos as atividades mais lentamente… e aí o que acontece? Reduzimos nosso gasto de energia. E, quem fica mais horas acordado, tende a comer mais vezes ao dia, aumentando a ingestão de calorias, entende?

dormir bem emagrece

E para você, noivinha, que está ralando na academia para chegar ao altar com os músculos tonificados, a importância do sono é maior ainda.

É durante o período em que dormimos que nossa musculatura é reparada e aumenta gradativamente de tamanho. Dormir mal significa desvalorizar todo o esforço e suor que você deixou na academia.

Eu sei bem que na rotina de trabalho, cuidar da casa, pensar nos preparativos para o casamento e fazer exercício, o sono acaba ficando em último lugar. Mas pode ser que esteja aí um dos grandes pecados da sua saúde. Então que tal aproveitar essa época de inverno, em que a cama parece mais aconchegante ainda, para começar a deitar mais cedo?

Nesse post da Energié Nutrição Avançada você encontra várias dicas de como melhorar a qualidade do seu sono e descansar melhor!

Boa noite e bons sonhos!

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!