1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Planejamento do Casamento
  4. 6 dicas para facilitar a setorização das mesas no casamento!

setorização das mesas no casamento
17mar 2017

6 dicas para facilitar a setorização das mesas no casamento!

Definir como e onde acomodar seus convidados pode parecer fácil, mas na realidade é um quebra-cabeça. Seu Cerimonialista pode te ajudar com algumas dicas, mas ninguém pode definir isso por você! Essas orientações e sugestões que vão te ajudar no momento de parar para planejar o layout da sua festa e onde acomodar aquele parente ou os amigos da faculdade!

Confira 6 dicas para facilitar a setorização das mesas no casamento:

1. Está em dúvida? Você deve sim optar pela setorização!

Ter alguma forma de setorização vai fazer com que sua recepção flua de uma maneira mais agradável. Não é necessário determinar qual será o assento exato de cada convidado, mas definir a mesa ou mesmo o conjunto de mesas daquele grupo de afinidade, faz com que os convidados aproveitem melhor e não precisem se preocupar em disputar mesas ou guardar lugares.
É trabalhoso e vai tomar seu tempo nos últimos dias antes do casamento, mas planeje com carinho e tenha certeza que todos estarão acomodados com pessoas que gostariam de dividir e aproveitar este momento.

2. Tenha uma equipe de Cerimonial adequada

Para dar conta de coordenar cada momento do seu evento e também acomodar seus convidados com agilidade, informando a todos sobre onde você planejou posicionar cada grupo, é necessário ter uma equipe adequada ao tamanho do seu casamento. Nunca recomendamos menos de 3 pessoas na equipe, e para casamentos acima de 150 convidados sugerimos 4 pessoas ou mais.
Caso sua recepção seja no mesmo local da cerimônia, outra dica é que a equipe de cerimonialistas já informe o número da mesa aos convidados a medida que estão chegando para a cerimônia, assim evita acumular muita fila no momento que todos se deslocam da cerimônia para o espaço da recepção. É interessante ter um papel para anotar a mesa e entregar ao convidado, que pode não lembrar mais tarde.

3. E se eu não quiser fazer a setorização?

Se você não deseja definir os lugares dos seus convidados, lembre-se daqueles que estarão com vocês fazendo fotos – padrinhos e parentes – e que não terão a chance de reservar um lugar ou uma mesa. Avalie a possibilidade de fazer uma mesa diferenciada para estes, com uma plaquinha ou quadrinho de “Reservado”, dessa forma eles já terão onde acomodar-se após a sessão de fotos.

4. Mantenha pais e familiares próximos!

Caso optem por não sentar com os pais, converse com eles para saber com quem eles gostariam de estar neste momento. Dê a chance também a outros familiares próximos, que convivem mais com você, de comentarem com quem gostariam de estar acomodados.

5. Leve em consideração o layout do espaço de eventos

Ao escolher a forma de distribuir seus convidados pelo salão, tenha em mente o layout da festa. Coloque familiares próximos e padrinhos perto da mesa dos noivos e nos melhor lugares da casa, assim eles não vão perder nenhum movimento. Se tiver alguém com cadeira de rodas, avalie qual seria uma posição adequada para facilitar a movimentação deste convidado. Idosos devem estar mais afastados da pista de dança e caixas de som, e procure colocar os mais jovens próximo a pista, garantindo que vão aproveitar cada momento da festa e dançar tanto quanto os pés permitirem!

6. Seja Intuitivo e Previna-se!

Ao numerar as mesas no salão, busque uma sequencia que faça sentido para facilitar a equipe de cerimonial e também seus convidados. Imprima mais de uma cópia da lista de convidados em ordem alfabética e com o número da mesa ou das opções de mesas ao lado do nome.
*Não esqueça de colocar o nome de cada um dos convidados e não juntar nomes de casais ou famílias em uma única linha, pois dificulta a localização.
Previna-se: É comum termos convidados que não estavam confirmados comparecendo e também algum acompanhante que não estava na lista. Tenha algumas mesas com lugares vagos para facilitar no momento de acomodar estes convidados adicionais.


 

marie party planner

Marie Party Planner
www.marieeventos.com.br
contato@marieeventos.com.br
(41) 3501-1601 / 99963-1800

Ilze Marie

Ilze Marie

A minha família é enorme, cheia de amor e vontade de encontros. Muitos tios, primos, e como cada encontro da família se tornava um evento (e uma delícia de evento), creio que peguei gosto pela coisa em algum momento por ali! Eu sempre quis mudar aquele conceito universal de que noivas são estressadas… eu queria tranquilizar o processo e mais do que isso, tornar a fase de planejamento leve e que deixasse saudade! E essa é a razão da existência da Marie Party Planner.

View all posts by Ilze Marie

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!