1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Mudança de Hábitos
  4. Desafio da semana: 7 dias comendo menos açúcar

menos açúcar
2out 2017

Desafio da semana: 7 dias comendo menos açúcar

Hoje vim aqui propor um desafio para você! Reduzir gradativamente o açúcar da alimentação até o final da semana. Que tal?

Antes de revirar os olhos, deixa eu te contar uma coisa: quando mais a gente consome açúcar, mais a gente quer. Infelizmente, é uma substância viciante e há muitos anos estamos acostumando nosso paladar a sabores mais adocicados. Desde o cereal matinal que você comia quando criança até o suco de caixinha que inseriu na alimentação para reduzir o refrigerante, quase tudo tem açúcar! E o problema disso? Nunca se viu tanta gente com excesso de peso e doenças relacionadas à má alimentação. É claro que a causa não é só essa, mas certamente é uma das principais.

E que fique claro que eu não estou falando daquele açúcar eventual e, convenhamos, delicioso nas nossas vidas. Uma sobremesa depois do jantar com seu amor, a prova de docinhos do casamento, um bolo da sua mãe… não é esse o problema, não! Doces podem fazer parte de uma alimentação saudável de forma consciente!

A proposta de hoje é reduzir o açúcar nosso de todo dia.

Por exemplo: se você toma café ou chá adoçado todo dia, porque não reduzir a quantidade de açúcar pela metade? Eu sei, nos primeiros dias não vai parecer tão saboroso, mas aguente firme que logo acostuma e você nem vai mais sentir falta. Se o seu ponto fraco é o refrigerante na hora do almoço, tente trocar por suco natural ou água. Se não resiste a um docinho depois do jantar, que tal reduzir a frequência dele na semana?

Nenhuma mudança de hábitos vai ser fácil, sempre vamos ter que fazer um esforço. Mas prometo: vale a pena! Ah, importante: trocar por adoçante não vale no nosso desafio, ok? Queremos desacostumar com o paladar de qualquer gosto doce!

Quer mais algumas dicas de como comer menos açúcar? Olha só:

1. Substitua sucos adoçados, refrigerantes e chás industrializados por água saborizada – olha as dicas aqui.

2. Procure as versões mais naturais dos alimentos. Iogurtes com sabor são quase sempre adicionados de açúcar. Procure as versões naturais e misture com uma fruta mais docinha.

3. Troque o chocolate por frutas secas, como uva passa e damasco. Tem mais vitaminas e ajudam na vontade de doces.

4. Evite comprar bolachas, achocolatados, sorvetes: não tendo esses alimentos em casa, você come com menos frequência.

5. Leia os rótulos dos alimentos! Açúcar engana a gente e pode aparecer com vários outros nomes, sabia? Olha só os “apelidos” mais frequentes dele: Glicose, frutose, sacarose, xarope de milho, xarope de glicose, xarope de guaraná, açúcar invertido, mel, açúcar mascavo, dextrose, maltodextrina, xarope de malte.

Tente fazer isso durante essa semana e você vai perceber que em alguns dias os doces que você tanto amava vão parecer até “melados” demais. E, se seu objetivo for reduzir gordura corporal e celulite, acredite: comer menos açúcar é um passo muito importante! Chama o noivo para cumprir essa meta junto com você, use a #desafionoivadossonhos nas redes sociais ou manda um email para contato@noivadossonhos.com contando para a gente como foi o desafio e como você está se sentindo! 🙂

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!