1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. Casa nova, cozinha nova! Como organizar a geladeira?

como organizar a geladeira
3abr 2017

Casa nova, cozinha nova! Como organizar a geladeira?

Agora que você já embarcou na nova rotina de casada, é muito importante pensar em pequenos detalhes da casa nova que ajudam a manter a saúde através da alimentação. Apesar de parecer algo simplório, guardar os alimentos da forma correta na geladeira é importante para que eles durem mais e não contaminem os outros alimentos.

Por isso separamos algumas dicas para você aprender a organizar a geladeira da casa nova corretamente:

como organizar a geladeira - infográfico

Freezer X Congelador:

Freezers conservam melhor os alimentos, pois têm temperaturas mais baixas (-15ºC), ao contrário de congeladores, que chegam a apenas -5ºC. Sempre congele os alimentos já higienizados para evitar contaminação.

Prateleiras Superiores

Por estarem mais perto do congelador/freezer, essa prateleira são mais geladas e devem armazenar alimentos mais sensíveis a variações de temperatura: carnes e laticínios.

Prateleiras Intermediárias

Coloque nessas prateleiras alimentos semipreparados, como ovos, sucos, saladas prontas, bolos, sobras de alimentos (em potes de vidro, preferencialmente).

Gavetas

É destinada a frutas e hortaliças in natura, pois são mais sensíveis as às baixas temperaturas da parte superior. As frutas podem também serem colocadas logo acima da gaveta.

Dicas:

  • Fique atento à validade dos produtos. Procure colocar aqueles com validade próxima mais pra frente, para que você lembre-se de consumir primeiro;
  • Não lave os ovos antes de guardar! A casca é porosa e microrganismos podem entrar no ovo no momento da lavagem. Higienize apenas logo antes de consumir;
  • Fez arroz demais e vai guardar o resto para amanhã? Sem problemas, mas guarde em potes de vidro (não contém substâncias tóxicas) e espere esfriar antes de colocar na geladeira. Caso contrário, a temperatura do eletrodoméstico pode ser alterada, prejudicando outros alimentos;
  • Deixe espaço entre os alimentos na geladeira para que o ar circule e refrigere melhor;
  • Não forre as prateleiras com panos, pois dificultam a circulação do ar;
  • Sempre tampe os alimentos para evitar contaminação cruzada;
  • Para descongelar carnes, coloque-as no dia anterior na geladeira. Jamais deixe descongelando em temperatura ambiente;
  • Latas de conserva como milho, por exemplo, não devem ser deixadas na geladeira. Sempre transfira o que restou para outro tipo de recipiente.

Em dúvida sobre quanto tempo cada alimento dura na geladeira ou freezer? As tabelas abaixo vão te ajudar:

Organizar a Geladeira - Alimentos: tempo de conservação na geladeira Organizar a Geladeira - Alimentos: tempo de conservação no freezer

Gostou das dicas? Lembre-se de mandar esse post pro marido também, viu? Com a colaboração de vocês dois a geladeira se mantém organizada e os alimentos duram mais! 😉

 

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!