1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. O exercício de comer devagar: por que isso vai te ajudar a controlar o peso?

comer devagar
23out 2017

O exercício de comer devagar: por que isso vai te ajudar a controlar o peso?

Eu sei que muitas vezes o horário de almoço precisa ser dividido entre comer, fazer exercício físico, marcar reuniões com a cerimonialista, fazer ligações para os fornecedores do casamento. Mas ainda assim, o assunto é sério…

Comer devagar é questão de saúde!

Você já parou para contar quanto tempo leva entre a primeira e a última garfada do almoço? Pois deveria! Comer rápido é uma das causas de comer demais! Mas, em tempos de terrorismo nutricional onde tantos alimentos aparecem como “proibidos” ou “do mal”, ninguém leva em consideração esse detalhe tão importante que é comer devagar.

Vamos lá: comece prestando atenção na velocidade com que você almoça! Você mastiga bem os alimentos? Espera engolir para depois pegar a próxima garfada? A maior parte das pessoas come MUITO rápido e nem presta atenção no sabor dos alimentos. E comer é tão gostoso, por que não saborear melhor?

Confira mais dois motivos MUITO importantes para não comprometer o horário das refeições com atividades que reduzam o tempo para almoçar

1. Mastigar reduz o tamanho dos alimentos

Óbvio, não? E se o alimento está menor, o processo de engolir e digerir vai ser muito mais fácil. A digestão de alguns nutrientes, inclusive, começa na boca, sabia? E digerindo melhor, a chance de “estufamento”, excesso de gases e sonolência depois da refeição também reduz!

2. Mastigar aumenta a saciedade

Já percebeu que quando comemos devagar, conversando com amigos, a gente tende a comer menos? Isso porque a mastigação rápida libera hormônios da saciedade de forma bem lenta, e assim comemos mais! Ou seja, nos sabotamos sem querer!

Como propósito dessa semana eu desafio você: que tal comer mais devagar?

  • Coloque a comida na boca
  • largue o garfo
  • Mastigue bem  – ótimo momento para ir identificando os sabores diferentes do prato
  • Só então pegue a próxima garfada

Deixe as obrigações do preparo do casamento para depois! Sua saúde é mais importante que qualquer coisa.

Outra dica é não mexer no celular, computador e nem assistir televisão enquanto come. Eu sei, essa é dificílima!

Especialmente com tantos e-mails do casamento para responder! Mas está mais do que comprovado que quem faz outras atividades enquanto come, acaba comendo mais rápido e em maior quantidade do que precisa. E a gente não quer isso para você, viu, noiva? Queremos saúde, bem-estar e nada de sintomas gástricos ruins só por que comeu tudo em 5 minutos!

Então, comece tentando mastigar melhor durante suas refeições. É normal se distrair e voltar a comer rápido, mas quanto mais tentar, maior a chance de pegar esse hábito de comer pausadamente. Não desiste, não! E depois conta pra gente como foi, está bem?

#desafionoivadossonhos

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!