1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. Seu cabelo brilhante no casamento através da alimentação!

Cabelo brilhante no casamento através da alimentação
21nov 2016

Seu cabelo brilhante no casamento através da alimentação!

Depois do vestido e da boa forma, a maior preocupação das noivas no dia do casamento é, com certeza, o penteado. E para arrasar nesse quesito, quanto mais lindo e brilhante o cabelo, melhor.

As noivas costumam investir em shampoo, condicionadores e cremes de hidratação para os cabelos, o que certamente ajuda, mas que tal pensar também em melhorá-los “de dentro pra fora”?

Vamos ver alguns nutrientes relacionados à saúde capilar e que irão ajudar você a ficar com o cabelo brilhante no casamento!

  • Proteínas
    Alguns aminoácidos (elementos que compõem as proteínas), como a cisteína e metionina, são essenciais para a formação estrutural dos fios de cabelo. Fontes: proteínas animais, como carnes, ovos e laticínios.
  • Ácidos graxos poli-insaturados
    A deficiência de ômega 3 e ômega 6 na alimentação pode levar à queda e despigmentação do cabelo. Fontes: peixes de água fria e seus óleos (atum, sardinha, arenque), óleo de semente de linhaça e óleos de cozinha (soja, milho, girassol).
  • Vitamina A
    Atua no crescimento do cabelo e na síntese do colágeno, que deixa os fios hidratados. Fontes: fígado, manteiga, leite integral.
  • Vitamina C
    Auxilia na formação de colágeno e sua deficiência está associada à perda de cabelo. Fontes: frutas cítricas (acerola, laranja, goiaba, kiwi, abacaxi) e folhas cruas de brócolis, couve e repolho.
  • Biotina
    É uma vitamina do complexo B que previne queda de cabelo. Raramente temos deficiência de biotina, mas claro que investir em alimentos ricos nessa vitamina sempre é uma boa ideia. Fontes: fígado, carnes, levedura de cerveja, germe de trigo e gema de ovo.
  • Zinco
    É um dos minerais mais abundantes nos cabelos devido à sua importância na síntese de ácidos graxos e ceratina, substâncias que protegem o folículo piloso. Fontes: castanhas, amêndoas, amendoim, frutos do mar e carne vermelha.
  • Catequinas
    Substâncias que estimulam a circulação de sangue na raiz dos cabelos. Fontes: chá verde, branco, vermelho, vinho tinto e frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo).
  • Silício
    Também participa da formação de colágeno. Alguns estudos mostram que o consumo de silício pode aumentar o brilho e hidratação de cabelos e pele. Fontes: alimentos ricos em fibras, como vegetais e cereais integrais.
  • Água
    Essencial para o bom funcionamento do corpo inteiro, a adequada ingestão de água é primordial para cabelos bem hidratados! Vale água pura, água de coco ou chás sem açúcar. Fuja de bebidas gaseificadas e adoçadas.
  • Seu intestino funciona bem?
    De nada adianta consumir os nutrientes acima em quantidades adequadas se o seu intestino não estiver saudável o suficiente para absorvê-los, não é? Se você não vai ao banheiro regularmente ou suas fezes apresentam variações de consistência e/ou frequência, você pode precisar de um tratamento para melhorar o funcionamento intestinal. Nesse caso, procure logo um nutricionista para te ajudar nessa questão.

Com as dicas acima fica fácil ficar com o cabelo brilhante no casamento! Mas lembre-se: cabelos não crescem do dia para a noite, então é preciso manter uma alimentação saudável por vários meses até ver os resultados. E, apesar de todos os nutrientes acima estarem inseridos dentro de uma dieta saudável, o ideal mesmo é consultar um nutricionista para avaliar se sua alimentação está adequada, ok?

Você é de Curitiba?

Entre em contato conosco para planejar seu acompanhamento nutricional para o casamento.

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!