1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Dia do Casamento
  4. Branco: a história por trás dos Vestidos de Noiva

branco história vestidos de noiva
2dez 2016

Branco: a história por trás dos Vestidos de Noiva

Na simbologia, o branco é a mais perfeita entre todas as cores, representando sempre o início.

Cristo ressuscitado aparece pintado em vestes brancas. A hóstia, que simboliza o Cristo vivo, é branca. O Espírito Santo se mostra como uma pomba branca. Cristo é o cordeiro branco. O unicórnio branco é o animal símbolo da Virgem Maria. Os anjos, na maioria das vezes, são pintados vestindo branco e com asas brancas. As crianças são batizadas com roupas brancas para o início da vida cristã. As jovens debutantes também trajam vestidos de noite branco para iniciar a sua vida social.

O branco está mais presente do que imaginamos. Como cor proeminente, ele é usado também por reis e rainhas nas ocasiões mais importantes, como em uma coroação. A rainha Elisabeth sempre profere seu discurso anual de abertura do parlamento vestida de branco. Soberanos democraticamente eleitos também aplicam a simbologia dessa cor: não é por acaso que a residência oficial do presidente americano é chamada de “Casa Branca”. O branco é uma cor absoluta. Quanto mais puro o branco, mais perfeito ele é. O branco é imaculado, isento dos negros pecados, por isso, o branco é a cor da inocência. O lírio branco é símbolo da paz, da pureza e da inocência.

Feminino e nobre, o branco também é a cor do silencioso.

Na simbologia chinesa do Yin-Yang, o branco pertence ao feminino (Yin). Na Astrologia, o branco pertence à Lua, outro símbolo feminino. Tanto a limpeza quanto a pureza estão associadas ao branco e não existem alternativas: o que precisa ser higiênico é branco, pois nele qualquer mancha de sujeira fica visível, tornando a limpeza fácil de controlar. A vestimenta branca é obrigatória nos lugares em que se produzem produtos alimentícios: cozinheiros, padeiros e açougueiros vestem branco. Os que cuidam dos doentes precisam se vestir inteiramente de branco.

Em muitas línguas, “branco” tem o mesmo significado de “vazio”. O branco é também a cor do desconhecido. Em mapas antigos, os espaços brancos correspondiam a regiões inexploradas. O branco, a mais clara das cores, é ao mesmo tempo a mais leve. A leveza está associada à clareza, e na vestimenta essa ligação também é conhecida, pois as roupas de verão são claras e as de inverno são escuras. As roupas claras refletem muita luz, por isso são frescas.

Símbolo de status

Antigamente, a cor da camisa que um homem usava no trabalho servia como indicador de seu status profissional: aqueles que não precisavam se sujar para fazer seu trabalho usavam camisas brancas, já os operários vestiam camisas azuis ou cinzentas. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a cor da gola da camisa tornou-se um conceito de classes sociais: os operários são os trabalhadores de “colarinho azul”, cujo trabalho envolve o uso de força física, e os de “colarinho branco” são os profissionais assalariados, que ocupam cargos burocráticos ou administrativos. Ainda hoje, a camisa elegante é a camisa branca. E quanto mais alta a posição profissional, mais conservador é o traje. Daí o conceito de “crime de colarinho branco” para as ações fraudulentas dentro das comunidades empresariais, pois são crimes “limpos”, em que não há derramamento de sangue. Trata-se, na maior parte, de dinheiro não declarado que percorre canais obscuros.

O branco atravessou o século na moda, sendo considerada a cor mais elegante. A senhora que vestia branco tinha serviçais às quais delegava o serviço de remover quaisquer manchinhas de sujeira que aparecessem no tecido. E com a moda do vestido branco surgiu também o vestido branco de noiva. Mas a moda para as noivas só surgiu no século XIX.

E o que as noivas usavam antes? Elas usavam seu melhor vestido, não havia uma regra.

A primeira mulher a se casar conforme a moda de hoje foi a mais famosa noiva do século XIX: a rainha Vitória da Inglaterra. Ela vestiu um vestido branco, naturalmente de cetim inglês, e sobre ele um véu de noiva. Uma noiva levando à cabeça um véu era uma novidade – o véu costumava ser usado somente após o casamento. O uso do véu pela rainha Vitória foi interpretado na ocasião como uma referência ao véu das freiras. A rainha, entretanto, com seu desejo de portar um véu, tinha outras ideias em mente: ela queria incentivar a indústria da fiação em seu país, que lutava contra a concorrência francesa. O desejo da rainha acertou o alvo, seu véu de noiva causou furor. A partir de então, muitas mulheres podiam, com um vestido de noiva branco, realizar seu sonho de ser princesa, pelo menos por um dia.

O branco puro simboliza a virgindade da noiva, ainda que hoje em dia sejam poucas as mulheres que deem importância ao fato de parecer terem chegado virgens ao casamento. Por isso, algumas delas renunciam ao branco puro e preferem o off white, mas não que esse seja o único motivo. Hoje, usar branco puro ou off white está muito mais ligado a harmonia que essas cores irão gerar com o sub tom de pele da noiva do que à pureza do corpo, mas falaremos disso em outro momento.

Falando do branco exclusivamente em casamentos, algumas regras ainda são válidas: mesmo se a noiva for moderna e descolada e quiser se casar vestida de vermelho ou de azul, uma convidada nunca deverá usar branco, pois passará a impressão de querer parecer a noiva. Naturalmente que se pode usar uma blusa branca ou um vestido em padronagem branca. Porém, cabe à noiva – e a ela somente – o privilégio de poder usar um traje inteiramente branco.

 


 

Lais Machado Consultora de Imagem e EstiloLais Machado | Consultoria de Imagem e Estilo

www.laismachado.com
www.facebook.com/laismachadoconsultoria
consultoria@laismachado.com

Lais Machado

Lais Machado

Tenho como missão desenvolver a autoestima das pessoas dentro do mundo corporativo e na vida pessoal. Promovo o encontro entre as aspirações e a realidade, fazendo com que você saiba trabalhar melhor sua imagem pessoal. Afinal, a aparência é a ferramenta de comunicação não verbal mais poderosa! ;)

View all posts by Lais Machado

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!