1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Mudança de Hábitos
  4. Como cuidar da alimentação nas festas de fim de ano?

alimentação nas festas de fim de ano
12dez 2016

Como cuidar da alimentação nas festas de fim de ano?

O mês de Dezembro não é só marcado por Natal e Ano Novo. Tem também festas de fim de ano da empresa, amigo secreto dos amigos, despedida do curso de línguas… e cada um desses eventos está associado com… comida!

E agora, como manter uma boa alimentação nas festas de fim de ano, já que o casamento está logo aí e você não quer deixar de aproveitar esse mês tão especial?

A grande chave de tudo isso é entender que reeducação alimentar é sinônimo de equilíbrio, de saber fazer escolhas melhores dentro de cada situação, mas sem deixar de comer o que gosta. Aplique desde já essas 7 dicas e aproveite sem culpa!

► Não é UMA refeição livre na semana que irá atrapalhar seus resultados, portanto não se sinta culpado após fazê-la. Tudo bem comer um pouco mais na ceia de natal e na de ano novo. O problema é comer a mais durante o dia inteiro ou durante vários dias.

►Busque recuperar o prazer em se alimentar com comidas de verdade. Aposto que aquela farofa que sua avó faz é muito mais gostosa do que a farofa industrializada. Coma com gosto, pois ela certamente é mais saudável também.

► Cuidado com os excessos, principalmente de carboidratos refinados (pães, arroz, macarrão) e açúcares (refrigerantes e doces em geral). O consumo exagerado desses alimentos na refeição livre pode levar a um acúmulo de gordura de forma mais fácil. Faça escolhas: entre o arroz, a maionese, a farofa, escolha um ou dois que você mais gosta. O mesmo vale para as sobremesas.

► Não exagere nas bebidas alcoólicas. As bebidas destiladas – whisky, vodka, pinga, caipirinha, saquê – são mais calóricas. Bebidas fermentadas como a cerveja também são calóricas, e geralmente são ingeridas em maior quantidade. Um copo de 200 ml da bebida tem em torno de 200 calorias. Então, cuidado com a quantidade. Uma dica é alternar a bebida com água. Assim você não exagera na quantidade e aproveita para se hidratar e evita os sintomas de uma provável “ressaca”.

► Procure substituir ingredientes de receitas tradicionais que você gosta por outros mais saudáveis para melhorar a qualidade nutricional do prato. Ao invés do arroz simples, que tal arroz com brócolis? Ou então, se exagerou na comida salgada, tente pular a sobremesa.

► PLANEJE-SE! Busque saber quando e como você vai dar uma escapadinha da rotina alimentar. Isso é extremamente importante pra você não ter várias escapadinhas na semana. Se em uma mesma semana você tem a festa do trabalho e um aniversário na pizzaria, controle a alimentação no restante dos dias.

► Lembre-se de que o que está em jogo é sua saúde! Não faça nenhuma dieta restritiva sem orientação, especialmente porque isso pode comprometer o objetivo de perda de peso que está buscando até o casamento e até causar efeitos indesejáveis, como queda de cabelo, unhas quebradiças…

E se você vem caprichando na alimentação durante vários meses, não é dezembro que vai acabar com tudo. É só não esquecer todos os bons hábitos que já adquiriu e focar no objetivo: casar linda como sempre sonhou!

Boas festas! 🙂

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!