1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Atividade Física
  4. 7 Benefícios da Musculação que vão muito além de um corpo definido!

benefícios da musculação
3out 2016

7 Benefícios da Musculação que vão muito além de um corpo definido!

A vida moderna trouxe muitas mordomias para nós, mas também provocou na população mundial um nível de sedentarismo. Estamos mais parados, sem estímulos e sobrecargas para o nosso corpo (o sistema neuro-músculo-esquelético) e também para o nosso sistema metabólico. Tudo isso leva a um enfraquecimento cada vez maior das estruturas do nosso corpo que são responsáveis pelos movimentos e funções biomecânicas, e também a outras alterações do funcionamento do organismo, levando a uma maior incidência ou gravidade de doenças.

Sabemos bem que vida de noiva envolve muitas horas extra programando o casamento, mas é importantíssimo separar também um horário para a prática de exercícios físicos. Segundo diversos estudos na área, os exercícios além de emagrecerem e fortalecerem os músculos, também trazem diversos benefícios para a nossa saúde!

Confira abaixo 7 Benefícios da Musculação que vão muito além de um corpo definido!

  • Alívio das Tensões Emocionais: que noiva não vive tensa com os preparativos? A atividade física é reconhecida como uma forma eficiente de aliviar o estresse emocional, diminuindo assim um importante fator de risco para diversas doenças crônicas.
  • Melhora da Composição Sangüínea: os exercícios em geral tendem a normalizar os níveis de glicose, gorduras e diversas outras substâncias no sangue, que podem estar alterados e trazer riscos a sua saúde.
  • Redução da pressão arterial: o estresse pré-casamento pode aumentar a pressão arterial e sabemos que quem faz exercícios tende a ter a pressão arterial mais baixa, além de que os exercícios auxiliam a diminuir essa taxa dos hipertensos.
  • Estímulo ao Emagrecimento: chegamos a um ponto importante para a maioria das noivas: perder peso!  Exercícios em geral estimulam a redução da gordura corporal, diminuindo também a possibilidade de você desenvolver doenças como a arteriosclerose, o diabetes e outras.
  • Aumento da densidade óssea: o sedentarismo leva à uma diminuição progressiva da resistência óssea, aumentando o risco de fraturas. Os exercícios físicos possuem alta eficácia em evitar e reverter essa situação.
  • Aumento da massa muscular: o aumento do volume e força dos músculos protege as articulações e favorece a aptidão física.
  • Desenvolvimento da aptidão física: os exercícios aumentam a sua capacidade de realizar esforços, permitindo assim maior autonomia motora e melhora na qualidade de vida.

E aquela história de que a musculação pode causar problemas de saúde em quem levanta muito peso, como os atletas de força?

Existem diversos trabalhos documentando esses problemas de saúde nesses atletas, no entanto eles estão relacionados ao uso de drogas, principalmente os famosos esteróides anabolizantes, e não o treinamento com pesos. Problemas como a interrupção do crescimento dos adolescentes, hipertensão arterial, hipertrofia concêntrica do miocárdio, alterações hormonais, distúrbios comportamentais, e outros, são todos reconhecidamente produzidos pelo abuso de drogas por atletas de diversas modalidades esportivas.

Por que devo começar os exercícios físicos pela musculação?

Com os conhecimento já obtidos através de diversos estudo e trabalhos, defendemos que a musculação (treinamento com pesos) e o condicionamento físico em geral são a melhor estratégia de preparação física para todas as pessoas. Pelas suas qualidades e benefícios podemos dizer que essa estratégia atende com segurança e eficiência às necessidades de condicionamento físico mesmo das pessoas mais debilitadas. Na medida em que a condição física geral for melhorando, as suas habilidades e níveis de aptidão serão compatíveis também com outras atividades e treinamentos!

A atividade física tem efeitos  importantes para a promoção da saúde geral e cardiovascular, e nós, profissionais da saúde, devemos estimular na população um estilo de vida mais saudável. Por isso buscamos entender o que você gosta de fazer e qual atividade física é mais agradável e prazeirosa, sempre levando em conta a frequência e intensidade adequados à sua condição física. A mudança dos hábitos alimentares também é de extrema importância para você possa atingir os seus objetivos, e neste caso uma consulta com nutricionista é recomendada. Realizaremos uma avaliação detalhada da sua composição corporal e aptidão, para que a atividade física seja realizada com segurança e eficiência! Além de todos os benefícios listados acima, é sempre bom lembrar que o exercício também ajuda no combate das doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, tabagismo e a obesidade.

Tem motivos de sobra pra você começar o quanto antes a praticar e aproveitar dos benefícios da musculação, né? Você vai ser a Noiva que sempre sonhou e vai esbanjar saúde e bem-estar!


Guilherme Bernardi

Professor de Educação Física | Personal Trainer
CREF – 2663 – G/PR

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!