1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. 5 truques para controlar a vontade de beliscar e driblar a ansiedade pré-casamento

vontade de beliscar
7ago 2017

5 truques para controlar a vontade de beliscar e driblar a ansiedade pré-casamento

A gente sabe bem que organizar uma festança como um casamento não é coisa simples. São muitos fornecedores, reuniões, e-mails trocados com a cerimonialista, detalhes para decidir e geralmente, pouco tempo para se dedicar a tudo isso. E, infelizmente, isso desperta grande ansiedade e descontrole emocional nas noivas, causando muitas vezes um descontrole também na alimentação.

Aquela constante vontade de beliscar algo, como se isso fosse resolver todas as suas pendências e problemas, na verdade não resolve nada, não é?

Bem no fundo, todas nós sabemos disso, mas até conseguir fazer a mudança maior, que é na nossa mente, existem algumas outras dicas que podem te ajudar:

1. Não estoque guloseimas

Se o seu ponto fraco é o chocolate, não compre! Além de economizar uma boa grana, você dificilmente vai sair de casa só para comprar chocolate, certo? Então, se não tiver nada disso nos armários ou na gaveta do escritório, a chance de comer vai ser bem menor.

2. Tenha lanches saudáveis na altura dos olhos

Imagine que você chegou em casa estressada porque o dia não foi dos melhores. Aquilo que você ver primeiro ao abrir a geladeira provavelmente é o que vai te atrair mais. Pense nisso no dia em que for fazer as compras da semana. Deixe “beliscos” saudáveis, como queijo branco, azeitonas, cenouras baby, tomate cereja e frutas bem à vista. Claro que a ideia é não exagerar nas quantidades, mas antes comer isso do que um pedaço (ou vários) de bolo.

3. Sempre se pergunte: estou com fome?

Quase sempre essa vontade maluca de comer algo não é fome, e sim vontade de beliscar para fugir de algum momento ruim que está vivendo. Então, antes de comer o que aparecer pela frente, faça essa pergunta para você mesma. Isso vai fazer você parar para refletir sobre os seus sentimentos e consequências deles.

4. Faça algo que te dá prazer

Nos momentos de maior ansiedade, procure algo que te dá prazer e que não seja alimento. Pode ser assistir um filme, dar uma caminhada na rua ou, se você tiver pouco tempo, ouvir uma música que você adora. Essas atividades podem ajudar a acalmar e não pensar nas preocupações por um instante.

5. Respire!

Em geral, quando estamos ansiosos ou nervosos, nosso coração bate rápido e a respiração fica quase ofegante. Exercícios de respiração são simples e podem ser feitos em qualquer lugar. E, acredite, ajudam muito a acalmar e tomar decisões melhores. Algo que pode te ajudar também é praticar técnicas de mindfulness. Já ouviu falar? Se quiser saber mais, dá uma olhada aqui!

Essa meditação de 1 minuto também ajuda e muito a dar aquela acalmada!

 

E lembre-se: comer não resolve os problemas de ninguém (a não ser que o seu problema seja fome, claro!). Se os convites do casamento vão atrasar, não há nada a fazer! Devorar uma barra de chocolate não vai agilizar a impressão deles, ok?

Esperamos que essas dicas ajudem a lidar melhor com esse momento delicioso, mas nada tranquilo, de preparativos para o casamento. Se você usa alguma técnica para frear a vontade de devorar tudo que vê pela frente, conta pra gente!

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!