1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Beleza
  4. 5 dicas alimentares para uma pele deslumbrante no casamento!

pele deslumbrante
6fev 2017

5 dicas alimentares para uma pele deslumbrante no casamento!

No checklist do casamento, além das preocupações com vestido, decoração, música, buffet, bem casados e todos os outros detalhes da festa, a noiva também tem que lembrar de algo muito importante: os cuidados com ela mesma. E esses cuidados envolvem desde cabelos, passando pelas unhas e chegando até a pele.

Já falamos sobre como garantir cabelos brilhantes aqui e unhas firmes aqui. Hoje chegou a hora de falar da pele! Claro que procedimentos estéticos são interessantes, e quase toda noiva investe neles nos meses anteriores ao casamento, mas um cuidado mais duradouro é investir na alimentação: além de garantir sua saúde, pele nenhuma fica linda com uma alimentação ruim.

Separamos 5 dicas para você que precisa dar um up e ficar com a pele deslumbrante no casamento:

 

1. Beba água!

Já percebeu que a pele fica mais seca quando tomamos menos água? É simples: a água está envolvida em praticamente todas as funções do corpo. Se a ingestão for baixa, o corpo vai priorizar funções vitais, como manter a temperatura corporal, e vai deixar um pouco de lado a hidratação da pele, certo? Então, especialmente nos dias antes do casamento, por mais corrido que seja, leve sempre uma garrafinha com você, ok?

2. Coma mais peixes!

Os peixes são ricos em gorduras poli-insaturadas, como ômega 3, que tem atividade anti-inflamatória e previnem a descamação e desidratação da pele. O ideal é optar pelos mais gordurosos, como salmão, sardinha e atum.

3. Xô, radicais livres!

Aposto que você já ouviu falar deles! Os radicais livres são a principal causa do envelhecimento das células. Eles são produzidos pelo nosso próprio corpo durante reações normais, mas o grande perigo está quando são produzidos por causas externas, como poluição, exposição excessiva ao sol e fumaça do tabaco, por exemplo. Mas existem “super-heróis” capazes de minimizar os efeitos desses radicais livres: são os antioxidantes. Já percebeu que muitos cremes para o rosto são adicionados de vitamina C e E? É porque essas duas vitaminas são os antioxidantes mais famosos. Mas existem vários outros! Olha só quais são eles e suas fontes alimentares:

  • Vitamina C: frutas cítricas, brócolis, pimentão, couve, tomate.
  • Vitamina E: grãos de cereais, óleos de milho e soja e amendoim
  • Carotenóides: alimentos com pigmentação laranja, amarela e vermelha, como tomate, abóbora, pimentão e laranja. São melhor absorvidos se os alimentos forem triturados ou esquentados.
  • Flavonóides: morango, amora, açaí, vinho (com moderação!), chá verde, chá preto e soja.
  • Selênio: castanha do Pará, nozes, alho, tomate, milho, soja, lentilha, aves e frutos do mar.
  • Temperos naturais: várias ervas também são ricas em antioxidantes, como alecrim, orégano, canela, sálvia e tomilho.

4. Suplementar colágeno?

Nossa amiga nutricionista Mirelli falou tudo sobre o uso do colágeno nessa matéria. Mas, para resumir: ainda não se sabe ao certo se a suplementação de colágeno funciona de verdade ou se apenas aumentar a ingestão de proteínas é suficiente para uma melhor firmeza e elasticidade da pele. Na dúvida, como o colágeno é uma proteína, verifique com seu nutricionista se sua ingestão de carnes, ovos e laticínios está adequada e bem distribuída ao longo do dia!

5. Fuja de industrializados

Percebeu que todos os alimentos que falamos até aqui são comida de verdade? Sempre prefira alimentos na forma mais natural possível. Quanto menos industrializados, menos sódio, menos gorduras “do mal” e menos açúcar. Sem contar que quanto mais processado o alimento é, menos vitaminas, minerais e antioxidantes ele contém. Ou seja, não melhora em nada sua pele!

Gostou das dicas? Então ponha em prática hoje mesmo! Comece pelo que é mais fácil e aos poucos vá inserindo outros hábitos.

Ah, e outro segredinho: quando a gente está feliz, a pele fica mais linda ainda! Juntando as dicas aí de cima, então… temos certeza que você vai estar linda no seu grande dia!

 


Referência

PUJOL, Ana Paula (org). Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011.

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!