1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Mudança de Hábitos
  4. 3 estratégias para controlar a vontade de comer doce!

vontade de comer doce
21ago 2017

3 estratégias para controlar a vontade de comer doce!

Tem muita noiva por aí que fica se culpando por não conseguir largar o consumo de chocolate, bolos e afins, principalmente nessa fase pré-casamento, em que a redução de açúcar pode ser determinante para o tão sonhado emagrecimento. Em primeiro lugar, nada de culpa! Essa vontade de comer doce acontece mesmo e a gente precisa criar estratégias para driblar isso, e aos poucos se ver livre desse vício. E é sobre isso que vim falar hoje!

Mas antes de mais nada, algo importantíssimo:

Como anda o funcionamento do seu intestino? Sabia que muitas vezes é ele que pode ser o causador dessa vontade maluca de açúcar? Se você sente que ele funciona mal, vale conversar sobre isso com seu nutricionista. Existem tratamentos que podem te ajudar a regular a saúde intestinal e impactam diretamente na vontade de doces, viu?

Voltando às estratégias que eu estava falando…

Selecionei 3 estratégias que mais funcionam para driblar a vontade de comer doce dos meus pacientes. Vamos ver quais são?

1. Quebrar os gatilhos:

Já percebeu que a maior vontade de doces vem sempre na mesma hora do dia? Geralmente após o almoço, né? O problema é que a gente cede uma vez, cede outra… e quando vê está habituado a almoçar e querer doce logo em seguida. Isso é o que chamamos de gatilho: quando uma coisa leva à outra. Precisamos “quebrar” isso, e nem sempre é fácil. A sugestão é desviar o foco dos doces: tome um café, prepare um chá, leia blogs de casamento… Enfim, faça alguma outra atividade prazerosa para substituir o docinho de todo dia, e aos poucos você vai conseguir se desvencilhar desse hábito.

2. Faça substituições inteligentes:

Comer algo salgado quando sentir vontade de doce no meio da tarde pode piorar as coisas, já que a vontade vem mais forte ainda depois. Então pense em lanches de sabor doce mesmo, lembrando que não existe só açúcar no mundo! Alguns outros alimentos são ótimas substituições:

  • Frutas: escolhas as mais docinhas, como banana, manga e uva passa.
  • Canela: pelo seu cheiro adocicado, pode aliviar a vontade de doces quando associada com banana, por exemplo.
  • Chocolates amargos: se você é chocólatra, invista em chocolates mais saudáveis. A dica é ir aumentando o percentual de cacau aos poucos para não estranhar. Aqui tem um post ótimo para te ajudar a escolher chocolates melhores.

3. Quando consumir doces, SABOREIE

Um café da tarde com as madrinhas, com um pedaço de torta saboreada lentamente, onde você percebe o aroma e os sabores presentes ali é muito mais gostoso. Duvida? Faça o teste! Comendo mais devagar – e com mais consciência – você consegue comer menos. Esse é o grande segredo: não estou falando que você deve evitar doces a todo custo, não! Até porque toda restrição leva à compulsão em algum momento, o que é pior. Mas se você sente que come doces demais, precisamos limitar essa quantidade ou frequência e fazer com que os momentos de consumi-los sejam bastante prazerosos, ao contrário de serem momentos de comer compulsivamente.

Gostou das dicas? Então vamos colocar em prática já! Lembre-se que comer doces eventualmente não é um problema. O problema é ser refém deles e não conseguir ficar sem.

E fique de olho nas nossas redes sociais que amanhã tem uma receita SUPER fácil de doce saudável para você fazer em casa. Não perde essa!

 

Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!