1. Noiva dos Sonhos
  2. Blog
  3. Alimentação
  4. 10 dicas alimentares infalíveis para estar linda e em forma no seu casamento!

10 dicas alimentares casamento
15ago 2016

10 dicas alimentares infalíveis para estar linda e em forma no seu casamento!

Você ficou noiva e já definiu o principal: igreja, local da festa, buffet… ainda faltam muitos preparativos, mas aos poucos vai tudo se encaminhando, não é? Pois eis que chega aquele momento de escolher o tão sonhado vestido de noiva. Você prova vários e sai do atelier insatisfeita, não com os vestidos, mas com a forma com que eles ficaram no seu corpo. É então que bate um leve desespero: “PRECISO EMAGRECER ATÉ O CASAMENTO!”.

Você está no lugar certo: abaixo estão 10 dicas alimentares infalíveis para começar um processo de emagrecimento saudável e se sentir linda no grande dia!

    1. Nada de dieta da lua, da proteína, da sopa e sabe-se lá mais o quê! Fuja de “dietas da moda”. Sabe porquê? Em primeiro lugar, ninguém é feliz fazendo severas restrições alimentares, concorda? E o período pré-casamento, por mais estressante que seja, é época de curtir cada preparativo e ser muito feliz. Em segundo lugar, essas dietas restringem muito alguns grupos alimentares, fazendo com que seu corpo não receba todos os nutrientes que precisa para funcionar direito. E nenhuma noiva quer ficar com aparência doente e pálida, né?
    2. Você é uma bridezilla? Vive ansiosa com os preparativos e desconta na comida? Isso é bastante comum. Mas lembre-se do objetivo: estar em forma! E sempre pergunte a você mesmo: vou comer porque estou com fome ou por ansiedade? Vou sentir satisfação ou culpa depois de comer? Identificar o motivo e sentimentos antes de atacar um doce, por exemplo, faz com que você repense a necessidade de ingerir aquilo.
    3. Invista em chás: compre uma garrafa térmica pequena para carregar com você o dia inteiro. De manhã, prepare chás calmantes e coloque nela. Sugestões: maracujá, valeriana, camomila, erva-doce.
    4. Carboidratos do bem: não há necessidade de cortar carboidratos da sua alimentação. Seu corpo precisa, e muito, deles! Mas claro que o consumo deve ser controlado. Existem carboidratos “do bem”, que são mais saudáveis do que outros. Olha só essas sugestões:
      • Pão branco → troque por → pão integral (escolha aquele que tiver maior quantidade de fibras, ok?)
      • Arroz branco→ troque por → arroz integral ou quinoa
      • Batata inglesa cozida ou frita→ troque por → batata doce cozida, aipim cozido, mandioquinha
      • Bolacha doce ou água e sal→ troque por → cookies de aveia e banana
      • Granola com açúcar→ troque por → aveia ou granola caseira
      • Doces→ troque por → frutas in natura ou frutas secas
    5. Fome constante? Faça uma dieta rica em fibras: acrescente chia, farelo de aveia, gergelim, quinoa e farinha de linhaça nas frutas, aumente a quantidade de folhas no almoço e jantar e prefira os cereais integrais. O adequado consumo de fibras, além de auxiliar no funcionamento do intestino, também promove sensação de saciedade e reduz a fome!
    6. Organização é tudo! As chances de conseguir seguir uma alimentação equilibrada e não cair em tentações fora de casa é organização: tire 10 minutos por dia para preparar os lanches do dia seguinte: monte um sanduíche natural e descasque e corte frutas, por exemplo. Outra boa dica, especialmente para os dias em que estiver correndo entre uma reunião com o cerimonialista e outra com o DJ, é levar castanhas, frutas secas ou barras de frutas (sem açúcar!) para não fica muito tempo sem comer.
    7. Alimentos diuréticos: não se desespere se o peso na balança mostra variações de um dia para o outro. Isso pode ser apenas retenção hídrica causada pelo excesso de sal (adicionado na comida ou vindo de alimentos industrializados) ou pela pouca ingestão de água. Inclua na sua rotina alimentos diuréticos: melão, abacaxi, pêra, salsinha, salsão, pepino…
    8. Refrigerante não! Aposto que você já sabe que ele leva muito açúcar na composição, não é? Cerca de 1 copo da bebida tem TRÊS colheres de sopa! O problema é que esse excesso acaba elevando o açúcar do seu sangue e, como seu corpo não vai usar tanta energia de uma vez só, ele transforma parte desse açúcar em gordura e deposita no seu corpo. É muito mais fácil trocar esse refrigerante por água e cuidar da saúde do que lutar para reduzir a gordura corporal depois. Ah! E refrigerante zero é ruim da mesma forma, ok?
    9. Consuma proteínas de forma inteligente: para quem quer emagrecer, elas são ótimas aliadas. Mas não adianta almoçar e jantar grandes porções de carne ou frango e achar que está fazendo certo. Distribua alimentos fontes de proteína durante o dia inteiro, inclusive lanches. E, claro, prefira proteínas magras: peito de frango, atum, sardinha, ovo cozido, feijão, soja, quinoa, amendoim… lembrando que as quantidades certas para você devem ser determinadas pelo seu nutricionista.
    10. Não se prive do que gosta de comer: deu vontade de pizza? Tudo bem, coma! Mas controle a quantidade, evite bebidas adoçadas ou alcoólicas junto e, principalmente: coma em boa companhia e sem culpa. Ninguém precisa deixar de lado o consumo de alimentos “menos saudáveis”, mesmo que tenha uma meta de emagrecimento a curto prazo. Se você tiver uma boa alimentação todos os dias, não é uma refeição diferente que vai ser colocar tudo a perder, concorda?

Dica Bônus!

Procure ajuda profissional! Um nutricionista e um profissional de educação física são a dupla ideal para te ajudar a ficar em forma com saúde e com planos detalhados para suas necessidade. Não perca tempo: quanto antes você entrar num nova estilo de vida, mais fácil será chegar nos objetivos.
Natali Carol Fritzen

Natali Carol Fritzen

Acredito que a alimentação saudável é aquela que faz bem para o corpo e para a alma, sem modismos e com prazer. E ao mesmo tempo sou apaixonada pela magia e romantismo das festas de casamentos. Então porque não unir essas duas paixões e escrever sobre nutrição para ajudar noivas a brilharem no tão sonhado dia? Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, fiz residência multiprofissional em Atenção Hospitalar da Saúde do Adulto e do Idoso (HC-UFPR - 2015), atualmente Pós-graduanda em Nutrição Esportiva (Universidade Positivo).

View all posts by Natali Carol Fritzen

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista dos Sonhos!
Receba os artigos sobre alimentação saudável, exercícios físicos e receitas deliciosas direto no seu email e atinja seus objetivos mais rapidamente!